Conheça nossas ações paralelas

Quer saber mais sobre o que faz este agrupamento de artistas e fazedores de arte e cultura?

Vem ver tudo o que o Circo navegador tem feito nos últimos 25 anos:

APOIE O CIRCO NAVEGADOR

Espaço Cultural Circo Navegador

Mapeamento de Interesse

Mapeamento de Artistas do Litoral Norte

Festivais Culturais

Biblioteca dos Afetos

Palhaço de Todos os Tempos

Roda Cidadã

Fórum de Cultura do Litoral Norte

Tem Sim Senhor

Figa Figuinha

Livro: 25 anos do Circo Navegador

Arte Por Toda Parte

Podcast sobre Cinema: Colonialidades

Incubadora de Projetos

Circo Navegador na rua com o Palhaço Zé Gambiarra
Fachada Frontal do Espaço Cultural Circo Navegador

Espaço Cultural Circo Navegador

O Espaço Cultural Circo Navegador está localizado na cidade de São Sebastião e no Litoral Norte como Ponto de Cultura (reconhecido pela Lei Cultura Viva) e mantém programação continuada. Reúne as principais referências artísticas e culturais da região e se pauta pela pesquisa estética, fomento à produção artística regional e formação de público para a cultura e para as artes, com foco no desenvolvimento de autonomia e protagonismo social.

Desde 2003 estamos sediados e desenvolvendo ações artísticas e culturais na cidade de São Sebastião, Litoral Norte do estado de São Paulo. Em dezembro de 2014 inauguramos o Espaço Cultural Circo Navegador por onde passaram grandes artistas como: Mestre Lumumba, Luiz Perequê, Moreno Overá, Ieda Terra, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Lenna Bahule, Luedji Lunna, Doralyce e Bia Ferreira.

O espaço de múltiplo uso abriga: sala de ensaio, depósito e administração do grupo; sala de aula com aparelhos de circo e sala de espetáculo com capacidade para 50 pessoas. O público é recebido de maneira aconchegante em um café no foyer, com uma deliciosa pracinha, que prolonga o passeio público e ocupa as vagas de estacionamento em frente ao espaço. O público e os artistas desfrutam de um teatro pequeno, mas de alta qualidade técnica, muito bem equipado com ótima sonorização e iluminação cênica.

O espaço também dispõe de uma biblioteca com mais de 300 títulos de teatro (teoria e dramaturgia) que está à disposição da comunidade para pesquisa e produção cênica.

Atuamos de forma efetiva na região desde nossa chegada, por isso hoje, nos tornamos referência de criação, produção e formação artística. Nesse período de atuação continuada profissionalizamos vários artistas, produtores e técnicos de grande talento. Também atraímos outros tantos profissionais que encontram no Circo Navegador o espaço de interação artística e a oportunidade de ampliação da visibilidade, atuação, criação e pesquisa estética.

Quer participar do Circo Navegador? - mapeamento de interesse

O Espaço Cultural Circo Navegador, está situado na cidade de São Sebastião Litoral Norte do Estado de São Paulo, e é a sede do grupo Circo Navegador que foi fundado na capital em 1997. Nesses 25 anos de atividades criamos espetáculos, tivemos uma lona de circo, realizamos festivais, fomos reconhecidos por inúmeros prêmios e atuamos fortemente na criação de políticas públicas para cultura.

Nos últimos 8 anos nos estabelecemos no bairro da Vila Amélia e criamos este espaço cultural, instalado em um antigo galpão, o qual foi adaptado, e se transformou em um teatro com tudo o que as artes precisa e merecem: iluminação, sonorização, piso de madeira, arquibancada confortável, parklet (pracinha), barzinho agradável, muita prosa e tecnologia social e cultural.

Nesse espaço acontecem apresentações de circo, teatro, performance e dança, shows musicais, exibição de filmes, aulas de artes, ensaios, debates, gravação de programas para web e vídeo clipes de bandas, enfim o lugar ferve de criatividade e expressão artística.

Você quer participar dessa jornada conosco? Queremos te conhecer e saber sua relação com as artes e a cultura.

A experiência artística e de produção cultural é compartilhada com os participantes e todes se beneficiam, ampliam seus horizontes e fortalecem suas vidas. Aqui você se beneficia recebendo mais do que o tempo empregado nas atividades. Todo o conhecimento acumulado em 25 anos da experiência do grupo e 8 anos da gestão do espaço estão a disposição dos participantes.

Existem 3 formas de fazer parte do Circo Navegador, em qualquer delas você é 100% causa daquilo que nos propomos a fazer, isto é, você pode sentir-se parte de organismo funcional e íntegro (que funciona):
– Colaborador(a) voluntária(o)
– Estagiária(o)
– Profissional remunerado

Escolha a forma com que quer ser parte dos projetos futuros e presentes do Espaço Cultural Circo Navegador e venha vivenciar a produção cultural e artística, na prática.


Se quiser entrar no grupo de WhatsApp AGENDA CIRCO NAVEGADOR acesse https://chat.whatsapp.com/FCjF6G4v2s8JtyiuuwhGZI

Inscreva-se no mapeamento de Artistas do Litoral Norte

Você gostaria de apresentar suas obras artísticas em festivais e espaços culturais do Litoral Norte?

Convidamos os artistas e grupos artísticos RESIDENTES e ATUANTES no Litoral Norte paulista para o preenchimento do formulário que segue.

Essa iniciativa nos ajudará a compor a programação do Espaço Cultural Circo Navegador e do Felino – Festival de Artes do Litoral Norte.

Nosso objetivo é mapear e formar um banco de dados para, a partir da captação de recursos, concretizar os projetos e compor as programações.

IMPORTANTE:
– é indispensável comprovar a atuação no Litoral Norte, esse mapeamento não inclui artistas e grupos de outras regiões
– não nos comprometemos com a contratação de nenhum dos trabalhos e grupos que preencherem este formulário
– a escolha de realização de apresentações presenciais ou online será uma decisão futura

Topa? Nos conte mais pelo link

Festivais Culturais

Desde 2004 estamos produzindo festivais no Litoral Norte paulista.

Estimulando o fomento às artes cênicas o grupo criou e produziu o Festival de Teatro de Rua de São Sebastião – SP (2004) que se desdobrou em 2019 no Festival Felino (Festival de Artes do Litoral Norte), o qual reuniu 26 apresentações e 5 oficinas de grupos do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Espanha.

Entre 2019 e 2020 foram realizadas 3 edições de Festival Felino Preta em formato online, em razão da pandemia da COVID-19, com artistas como: Craca e Dani Nega e Juçara Marçal.

No ano de 2022 retomamos o formato presencial e realizamos a 5ª edição do Festival Felino reconhecendo e legitimando os principais artistas e grupos do Litoral Norte.

Festival Felino (Foto de Cristina Prochaska)

Biblioteca dos Afetos

A “Biblioteca dos Afetos” surge com o intuito de democratizar o acesso aos livros aqui na cidade de São Sebastião, o nosso acervo é composto por diversos gêneros literários, dentre eles: dramaturgia, teoria teatral, ensaio, novela, arte, ficção, romance, poesia, prosa, revista, etc… compõem a nossa prateleira: Roberto Bolanõs, Hilda Hist, Euclides da Cunha, Mário Fernando Bolognesi, Glauber Rocha, Mia Couto, Nelson Rodrigues, Miguel de Cervantes, José Saramago, William Shakespeare, João Cabral de Melo Neto, Gil Vicente, Bertold Brecht, e muitos outros.

A biblioteca está localizada no Espaço Cultural Circo Navegador e foi criada em 2021, no ano de 2022 passou por uma significativa ampliação em seu acervo totalizando mais de 400 títulos. A ampliação se deu através da doação de diversos títulos da área artística, e, principalmente teatral doados pela Cia Popatapataio de Teatro, a qual tinha recebido grande parte do acervo, após o falecimento do ator e diretor Valter Padgurschi.

A Biblioteca tem ainda, como missão: fortalecer e valorizar os traços culturais regionais – por meio dede títulos de autores caiçaras e/ou com temas do Litoral Norte Paulista – democratizar o acesso aos bens culturais, estimular a curiosidade e a pesquisa estética, fomentando a produção artística, atuação em rede, fortalecimento comunitário e formação de público para as artes, com foco no desenvolvimento de autonomia e protagonismo social.

Desde a sua ampliação mais de 150 alunos da região central de São Sebastião já visitaram a Biblioteca dos Afetos. O desejo é que mais e mais pessoas acessem os livros, revistas e cadernos expostos nela.

A Biblioteca é aberta ao público e o seu acesso se dá por consultas e leitura realizadas no Espaço Cultural do Circo Navegador, reservas de horários e agendamento de visita pelo 12-2101-8249.

Horário de funcionamento: segunda a sexta feira das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Palhaço de Todos os Tempos

Palhaços de Todos os Tempos é uma criação do pesquisador Luciano Draetta, com orientação do livre docente Mário Fernando Bolognesi. O projeto foi contemplado com o Prêmio de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo 2004, Prêmio Funarte Carequinha 2006, Prêmio Funarte Artes na Rua 2013, Proac – Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas para Rua, 2014 e Mestre da Cultura Popular – Ministério da Cultura 2017. O resultado dessa pesquisa são 20 banners de 2 x 2 metros, que compõem uma exposição de caráter histórico e pode ser montada como circo “tomara que não chova”, em forma de totens triangulares, banners lineares (em parede) ou semicírculo.


A organização do conteúdo, histórico e iconográfico, resulta em um panorama da grande contribuição que os palhaços e os circos deram para a cultura brasileira. A maior parte da população, desde a chegada dos primeiros circenses ao Brasil, até meados do séc. XX, teve acesso as artes por meio do circo, que, guardadas as devidas proporções, deve ter sido a internet, em tempos remotos, levando embaixo de sua lona a novidade, o diferente, o conhecimento, o desconhecido, o sonho, enfim, esta foi mais do que uma manifestação artística ou uma forma de vida, o circo foi um anunciador dos novos tempos.


Considerando as transformações do circo, do espectador e da cultura brasileira, ao longo do tempo, apresentamos o projeto Palhaços de Todos os Tempos, como uma proposta de manutenção da memória e valorização das principais personalidades que contribuíram para a construção da história do circo e dos palhaços brasileiros.

Palhaço de Todos os Tempos - Foto Tahia Macluf
Foto Tahia Macluf

Roda Cidadã

O Núcleo Roda Cidadã convida interessados em cidadania a ajudarem a construir uma sociedade mais ética participando de debates públicos. 

Esta iniciativa tem a função de ampliação das possibilidades de entendimento do mundo e promoção da cidadania, através de um processo dialógico de comunicação democrática e inclusiva.

Fórum de Cultura do Litoral Norte

Fórum de Cultura do Litoral Norte

Fortalecimento de movimentos artísticos e culturais para a conquistas políticas públicas.

Em constante troca de informações e experiências com alguns dos principais grupos artísticos brasileiros, o Circo Navegador participa ativamente do “cenário” teatral e circense por meio de ações artísticas e conquistas políticas.

Estivemos presentes nas principais mobilizações e discussões a respeito do aperfeiçoamento dos meios de criação e produção artística. Participamos do movimento “Arte Contra a Barbárie” e das conquistas para o teatro de rua no movimento “Se Essa Rua Fosse Minha”, no “Movimento de Teatro de Rua de São Paulo”, na capital paulista.

No interior participamos do FLIGSP – Fórum do Interior Litoral e Grande São Paulo e na nossa região criamos o “Fórum de Cultura do Litoral Norte” em 2017, que atualmente conta com mais de 200 participantes e conquistou a credibilidade dos gestores do setor público. O impacto significativo desse movimento é a criação de políticas públicas e o aprofundamento dos princípios republicanos que têm orientado as relações entre a sociedade civil e o setor público.

Livro 25 anos

O Circo Navegador está comemorando 25 anos de história e se consolidou em São Sebastião e no Litoral Norte como Ponto de Cultura (reconhecido pela Lei Cultura Viva) e mantém programação continuada. Pelo espaço já passaram personalidades incríveis como Juçara Marçal, Doralyce, Bia Ferreira, Luedji Luna, Lenna Bahule e Kiko Dinucci.

Nos últimos oito anos, o espaço já ofereceu 439 atividades artísticas, englobando artes cênicas, shows e sessões de cinema, além de oficinas, workshops e rodas de conversa. Todas as atividades reuniram mais de 18 mil pessoas. 

E, comemorando os 25 anos de história, será lançado um livro, contando toda a trajetória do Espaço Cultural, com depoimentos de pessoas importantes para a consolidação do projeto no litoral norte.  

Podcast

Podcast sobre Cinema: Série Colonialismo